Número total de visualizações de página

Translate

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de março de 2016

Iris Apfel conquista exposição no Le Bon Marché, Paris agradece !!!


Do alto de seus 94 anos a americana Iris Apfel é, sem dúvida, um dos ícones fashion mais queridos do momento. Reportagens, vídeos, documentários, palestras e tantas outras manifestações em torno dela são organizadas no mundo todo, já há alguns anos. Agora chegou a vez da loja de departamentos parisiense Le Bon Marché prestar sua homenagem a esta mulher excepcional que nos ensina que estilo, glamour e bem viver não tem idade.
Iris Apfel, née Iris Barell, nasceu em Nova York em 1921. Filha única de um fabricante de espelhos e de uma gerente de boutique de moda feminina ela desenvolveu desde cedo um grande interesse por moda e estilo.
Iris estudou arte, foi assistente de ilustrador, jornalista e arquitecta de interiores. Em 1948 casou-se com o empresário Carl Apfel com quem fundou a « Old World Weavers », uma empresa de restauro de tecidos raros. Muito antes de brilhar no mundo da moda Iris construiu uma sólida carreira no universo da decoração. Entre 1950 e 1992 ela foi contratada por não menos que nove presidentes dos Estados Unidos para restaurar peças da Casa Branca.
Nas viagens de pesquisa para sua empresa Iris começou a adquirir, não somente tecidos, mas também roupas e acessórios artesanais. De volta a Nova York ela mostrava seus achados nas festas da alta sociedade mas sempre misturando suas aquisições exóticas a peças de grandes estilistas europeus e americanos. Com muita audácia e sobretudo com um olhar e um senso estético extremamente apurado.
Estampagens raras, acessórios étnicos, volumes extravagantes, cores chamativas… o estilo de Iris Apfel é superlativo. Especialmente para o Le Bon Marché ela elaborou dez silhouetas. Fotografada e filmada em sua casa, em Nova York, ela divide com o público parisiense alguns segredos da sua coleção numa exposição batizada « Iris in Paris », apresentada nas vitrines da loja – na Rue de Sèvres – e na galeria do andar térreo.
A exposição apresenta dez instantes da vida parisiense imaginada por Iris : da pausa num dos famosos cafés da cidade ao desfile de moda passando pelo passeio em Bateau-Mouche. Para cada um desses momentos Iris compôs um look com elementos de sua coleção pessoal. Cada look vem acompanhado de uma de suas famosas citações que são verdadeiras lições de estilo e, porque não, de vida também. Um concentrado de bom gosto, leveza, com humor e sabedoria.
Para acompanhar a exposição Iris criou uma série de objetos e acessórios que, na sua opinião, são indispensáveis à vida parisiense.
Merci madame !
Mushi, mushi ...

Iris in Paris
Até 16.04.16
Le Bon Marché
24 Rue de Sèvres, Paris 7
http://www.lebonmarche.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário